terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Estudar é Otimizar Resultado

  Como andam os moribundos companheiros que compartilham entre si os desfrutes do "Carnalivro 2012"?...é compreensível que estejam cansados em pleno feriado nacional, suponho que tenham acabado de prestar um concurso e já se preparam para outro que está por vir, sem falar no tão sonhado concurso que ainda não tem nem edital publicado. 
  Após essa fatídica introdução, ou seria "Caput", sei lá..., gostaria de demonstrar como o foco em resultados tem se mostrado importante nesse caminhada em busca da aprovação. Na Administração de Empresas, estuda-se muito sobre a importância dos indicadores de desempenho e seus reflexos sobre possíveis alterações organizacionais, trazendo os indicadores para realidade concurseira temos, nada mais nada menos que?... exercícios, muitos diriam "provas", ou "resultado em provas", mas como estamos falando em Administração e nesse prisma temos que traçar objetivos e metas, entenda exercícios como metas para a construção do objetivo final que é resultado em prova.
  O que um jogador de futebol faz quando não está em campo disputando uma partida de futebol?
Pois é, ele pratica, e muito por sinal, treina a parte física, tática, mental entre outras demandas que o esporte exige. Com o concurseiro não é diferente, a pratica de exercícios te leva ao ambiente de prova, a observar como o conteúdo estudado é cobrado pelas bancas, quais tópicos são mais frequentes, qual o nível de complexidade entre as bancas, enfim, te prepara para os imprevistos que terá pela frente.
  Alguns estudiosos definem estudar com sendo:
Conhecer/ Perceber/ Fazer/ Analisar/ Resumir/ Desenvolver

Exemplo:
Ler o Artigo 5º da CF/88 = Conhecer
Observar os pontos relevantes = Perceber
Exercícios = Fazer
Observar como isso funciona na prática = Analisar
Esquematizar = Resumir
Observar as possíveis influências desse Artigo em outros = Desenvolver.

  Em suma, os resultados obtidos após esse processo de aprendizagem/estudo, devem ser mensurados para que se façam os devidos ajustes dentro do ciclo de estudos desenvolvendo proporcionalidade no estudo entre as matérias ou entre tópicos, esse conjunto de medidas nos leva a otimização dos resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário