quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Otimizando os estudos

  Sobre a aprendizagem, dizem que o que a torna algo sólido é o fato de relacionar o objeto estudado com algo que emocionalmente te atrai. Concordo com esse ponto de vista, uma vez que quando se estuda algo que é vivenciado, isso te dá mais prazer e se torna algo mais palpável, ficando claro o entendimento em nossa mente. Um exemplo pessoal disso é estudar Direito Previdenciário, algo que nos cerca, que envolve nossos pais, avos, e até mesmo nos, no momento em que estudamos relacionamos nossa realidade ou a realidade de pessoas próximas a esse contexto, daí o entendimento de como o contexto influencia na aprendizagem de cada um, todos vêem as mesmas matérias, porém nem todos tem a mesma relação de troca.
  Algumas matérias nos permitem essa analogia, se você vai estudar orçamento, tente implantar um PPA, LDO e LOA no orçamente de sua casa, faça o levantamento das despesas para os próximos 4 anos, defina as prioridades e defina o que será feito a cada ano. Isso fará com que você se familiarize com a realidade da matéria, algo que ficará sem dúvida internalizado em você.
  Como estudamos muitas matérias diferentes e nem todas estão diretamente ligadas a nossa realidade como contextualiza-las?
  É nesse momento que entra a criatividade de cada um, sem dúvida, com o tempo, o estudo se torna algo monótono e o uso de contextualização pode dar outra cara para sua rotina.
  Um método que utilizo para contextualização que tem se mostrado muito eficiente é gravar aulas em vídeo, aulas por tópicos estudados, algo trabalhoso, mas o processo de preparar, gravar e editar as aulas fazem com que o tema fique vivo dentro de você. É claro que muitos de vocês não tem tempo para trabalhar esse método, daí o que vale é sua criatividade, pare um pouco e pense como otimizar seu processo de aprendizagem.

@brunorodart

Nenhum comentário:

Postar um comentário