terça-feira, 12 de junho de 2012

Finalmente dentro das vagas...


Esse seria mais um capítulo dessa história sem fim, um capítulo onde eu já havia desistido de comemorar o final. Mas não, dessa vez foi diferente...
         Essa história começou a dois anos atrás, especificamente em Abril de 2010, após uma experiência pouco agradável de seis anos no Word Business me vi diante de uma situação de extrema desolação, simplesmente não podia acordar todos os dias e remar contra uma economia globalizada que engole os micro empreendedores espartanos.  Diante das portas fechadas daquela pequena grande Birosca se encontrava apenas um graduando em Administração de Empresas (5º período), oh ironia, Administrador falido. Pois bem, não havia tempo para lamentações, como a maioria dos concurseiros eu tinha uma vida para viver, contas para pagar, livros para estudar, pessoas para cuidar, enfim, nú com a mão no bolso.
         Aqui começa realmente a trajetória,
fiz meu primeiro concurso nesse mesmo mês, sem base nenhuma, estudando pelo Google e por Vídeos do Youtube, eis que fiz meus primeiros 27 pontos em uma prova onde os aprovados fizeram 35... ops, peraí, esse negócio não é tão impossível assim!!!
         Domado por uma força interna avassaladora (falta de dinheiro), resolvi me dedicar 100% a carreira de concurseiro. Havia guardado uns trocados que seriam minha salvação nesses dois anos que tinha pela frente...
         Tá, e agora, o que é caput?... ué, porque eles falam em latim?... what a fuck is this?
         O "Direito" me tirou muitas noites de sono, muitas tardes de sol e muitos finais de semana de farra. Essa era a nova realidade do jovem mancebo que vos escreve. 
         Em Julho de 2010 saiu um concurso p/ Gestor no Ministério Público de Goiás, pois bem, eu corri na banca e comprei um ultra, mega, super, espetacular APOSTILA COMPLETOOOONA. Sucesso garantido, aqueles erros de digitação não eram suficientes para tirar minha euforia. Ok, passei uns 45 dias estudando e me preparando pela Apostila e num é que consegui ficar em 73º....Alegria?...Faltava espaço para demonstrá-la entre minhas orelhas...entrei numa de sou phoda, sou prodígio. Mal sabia eu o que esperava. Peguei uma sequência de surra, mas muita surra, apanhava mesmo, sem dó nem piedade, estudando e apanhando.
         Ok. 2010 estava no fim, eu precisava mudar minha realidade de estudos, tinha alguma coisa muito errada. Visando as promessas de concursos para 2011(eu ainda acreditava na Folha) eu comecei um curso para concursos na virada do ano 2010/2011, acreditava que estaria preparado para pegar 2011 de jeito. Terminando o curso em meados de fevereiro/março eis que Dona Dilma e meu Governador declaram publicamente a suspensão dos concursos naquele ano. Choque?... nãããão, só um pouquinho moço. Pensei: Agora F..! a grana estava pela metade e a perspectiva zerada. 
         Nesse meio tempo saiu um concurso para Administrador dos Correios, passei em 63º, opa, alegria, porém sem chances de ser chamado, assim como naquele do MPGO. Vai concurso, vem concurso, uns você leva ferro total, outros você fica no quase, alguns você nem se classifica, outros você faz 3 discursivas e não tem sequer 1 corrigida. A vida de concurseiro é assim. Esse foi mais ou menos o panorama de 2011.
         Entre os concursos que prestei estão - DPTC-GO, SES-GO, AGECOM, INCRA, MPA, MPGO, MPU, ABIN, TRF1, DATAPREV, Correios, Câmara de Aparecida, INSS, TCM-GO, ADM/UFG, ADM/GYN.
         Mais ou menos nessa ordem, muitas decepções, algumas alegrias, sempre aprendendo com cada erro.
         Tá, chegamos em 2012. Repito minha estratégia, entro novamente no cursinho, dessa vez para um curso abrangente que focava a Receita Federal, abrangendo várias matérias e com ótimos professores. Minha tática era aprender o top para passar no médio.
         Entro em 2012 com o concurso do INSS bombando, salário legalzinho, matéria bem estudada e lá vou eu para essa batalha... resultado?... 101º... Desânimo total, ferro, ferro e ferro. Antes de desanimar totalmente me lembrei que tinha o TCM-GO pela frente, esqueci a surra do INSS e direcionei todos os canhões para o TCM, muito estudo, passava até 12 horas diárias, com intervalos é claro.
         Sim, fiz a prova, me saí muito bem na parte específica, porém na parte geral fui bem razoável, resultado, 119 pontos, o último classificado para segunda fase tinha feito 155 eu acho. Pensamento?... sou burro, só pode.
         Ok, eu já estava topando qualquer parada e então saiu uma sequência de três concursos, eram eles: Administrador da UFG, Administrador da Prefeitura e Fiscal de Posturas Municipal.
         Essa era minha vida até Junho de 2012, hoje. 
         Minha estratégia foi baseada no Salário, única e exclusivamente nele.
         Primeiro eu faria para ADM/UFG em seguida Fiscal e por fim ADM da Prefeitura. Tudo isso no prazo de 45 dias mais ou menos. Foquei no Fiscal, todos meus minutos eram voltados para ele, meu plano era tirar apenas a última semana que antecedia os de Administrador para focar neles. Estratégia perigosa, quem tudo quer nada tem. Será?...
         Fiz o primeiro concurso que era de ADM/UFG, resultado, fiz 38 pontos, os últimos aprovados tinham feito 42, pensei, faltou foco, faltou uma semaninha de estudos. Ok, não podia me abalar. Na última semana antes de fazer a prova para Fiscal encontrei um grupo estudando para esse concurso no fórum, nesse grupo reencontrei amigos de outros concursos e fizemos uma reta final digna de novela das oito, topíssima, resumos, simulados, dicas, bizus, palpites, enfim, de tudo um pouco. (Uma amostra do nosso trabalho http://terradeconcurseiro.blogspot.com.br/2012/05/concurso-fiscal-de-ap-gyn.html ) Fiz a prova e sai com a sensação de que tinha me saído bem, com o gabarito lançado no mesmo dia vi que tinha feito 67 pontos, nota razoável, porém, não me dava segurança nenhuma, fiz muitas besteiras nessa prova, tipo mudar de alternativa na hora de passar para o cartão resposta, erros tolos de interpretação entre outros. Minha opinião sobre mim era: Não mereço passar.
         Nessa prova de fiscal fizemos também uma discursiva, como eu não tinha esperança na objetiva deixei de lado e foquei no último concurso da minha temporada, o de Administrador da Prefeitura. 
         Essa era minha última oportunidade do semestre, não podia deixar passar, estudei muito, revisei, fiz todas as provas anteriores e no dia “D”, a banca me faz uma provinha meia boca, cobrando assuntos jamais imaginados em provas anteriores. Resultado, fiz uma pontuação mediana, nada demais, porém pode ser que fique entre as 57 vagas.
         Esse não é o fim da história, se é que ela tem um fim.
         Dia 04/06 estou eu sem nenhuma pretensão quanto àquele concurso de Fiscal, lembra?...
         Quando acesso o site para ver as notas da discursiva eis o susto...
Havia feito 55 de 60 pontos, redigi um auto de infração do jeito que banca queria. (tinha sido autuado por um fiscal na época do World Business) então conhecia mais ou menos a estrutura de um auto.
         Com isso saltei da 63º posição para a 10º me encontrando entre os 19 aprovados desse concurso. Simplesmente inacreditável, finalmente estava dentro do número de vagas.
         Sobre o concurso de Administrador da Prefeitura ainda não sei o resultado, mas de qualquer forma vou optar pelo Fiscal mesmo.
         Resumindo galera, essa é nossa vida, muitas emoções, muitos grilos, muitas alegrias e é isso que torna a aprovação um momento tão especial.
         Esse blog foi criado no meu 2º ou 3º concurso, se você for lendo os post's desde lá, vai conseguir entender cada momento dessa jornada.
         50% da minha missão está cumprida, agora vambora para receita.

 Amanheceu...hoje dormi o sono dos aprovados.

4 comentários:

  1. VitÓria!!!!

    Uhúuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu \O/

    SucessO Brunim!!! ^^

    ResponderExcluir
  2. Engraçado amigO, nunk consegui postar nada aki...o.O
    e logo agora...
    na reta final....
    consegui \O/

    ...Nada é por acasO, \O/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melih, você sem dúvida participou dessa conquista.
      Muito obrigado e continuamos na luta.
      Bons estudos.

      Excluir
  3. 11 anos depois volto aqui p dizer o quanto isso valeu a pena e que faria tudo de novo

    ResponderExcluir