sexta-feira, 6 de julho de 2012

Palavras soltas, impressões sobre uma aprovação.

  Sem nenhuma pretensão de ser referência ou exemplo para você, gostaria de levantar alguns pontos positivos relacionados a mudança de comportamento enquanto concurseiro. 
  Fiz um resumo da minha caminhada no último post, porém, algumas passagens importantes devem ser consideradas nessa jornada, ao menos gostaria que meus poucos leitores refletissem sobre tais situações.
  Minha primeira postura enquanto concurseiro foi:
"Estou começando agora, vou com calma e sem muitas pretensões, não tenho obrigação de passar agora, sou apenas um aspirante." - não sei se essa foi à postura mais adequada para um início de "carreira", mas sem dúvida deixou o fardo mais leve para mim. O concurseiro deve estar preparado para lidar com a pior das decepções e no outro dia fingir que nada aconteceu, claro que essa não é uma missão simples, mas com o tempo você aprende que quanto mais rápido se levantar do tombo mais rápido estará pronto para outro. Alguns ditados populares fazem todo o sentido em alguns momentos da nossa carreira, o famoso  "Para curar um amor só outro amor", para se levantar de um tropeço concursal só outro concurso.
  Algumas vezes é essencial parar um pouco para refletir, pare de estudar, saia do quarto, reflita sobre o que realmente está acontecendo, o pensamento crítico nos polpa tempo e alivia dores sem motivo. Todas as missões que você irá enfrentar tem dois ângulos diferentes. O primeiro diz respeito apenas ao resultado, passei ou não passei. O segundo é a essência da aprendizagem, você analisa seus pontos fracos criticamente, o que você acertou porque sabia e o que você acertou sem saber, o que você errou sabendo (se confundiu) e o que você errou sem ter realmente noção alguma. Essas análises te levam para outro plano no ensino individual. Um concurseiro não deve esperar que alguém aponte esses erros para ele, até porque isso não irá acontecer, é tarefa de cada um.
 O seu nível de capacidade competitiva será elevado a cada dia, sua aprovação é uma consequência, o que diferencia um candidato do outro é o nível de comprometimento com sua aprendizagem, digo aprendizagem não estudo, não fique na paranóia de marca seu tempo de estudo no reloginho. Isso me revolta, lí vários depoimentos de experts em concursos que indicam essa prática, "horas líquidas de estudo", FODAM-SE as horas líquidas, estude sem bater ponto. Muitos concurseiros lêem esses depoimentos e acham que essa é a receita do sucesso e se matam tentando cumprir a carga proposta pelos Drs. dos concursos. Digo isso porque reconheço a posição intelectual e evolutiva desses Patronos, mas esse ritmo muitas vezes te deixa alienado e deve ser tratado como um remédio controlado, poucas pessoas podem administrá-lo.
  Finalizando o post quero levantar alguns pontos essenciais na minha aprovação, são eles:
1- Estudo diário, sem carga horária, estude o máximo que seu prazer deixar.
2- Livros, minha vida mudou depois que larguei os resumos e os cursos em PDF vocês sabem de onde.
3- Exercícios, se não existir crie.
4- Focar no seu objetivo principal, ser concursado. 
  Sobre esse último ponto pesam 50% da minha aprovação, deixei de ver namorada, deixei de sair, deixei amigos, festas, aniversários, deixei Face, Twitter, deixei até o bico que fazia para ganhar algum. Joguei tudo pro alto em Janeiro, recebi um convite para dar aulas em uma Faculdade daqui e com muita dor no coração rejeitei a proposta para me dedicar aos concursos, essa foi minha nova postura, já não me sentia mais um aspirante, mas sim um veterano com fome de aprovação. Saí do mundo mágico para a guerra. 
  Como disse no início, não sou exemplo para ninguém, meu concurso nem é essa coca cola toda, mas sei que meus esforços serão recompensados em um futuro breve. 
  O foco desse discurso todo é: 
"Descubra quem você é e o que você quer, a partir daí promova suas mudanças."

Nenhum comentário:

Postar um comentário